sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Apoio Ao Médium Principiante:

   As orientações doutrinárias que se seguem,existentes em O Livro dos médiuns,são referencias para todos os participantes do grupo mediúnico,independentemente do tipo ou grau de mediunidade que possuam.
"O desenvolvimento da mediunidade guarda relação com o desenvolvimento moral dos médiuns?
Não; a faculdade propriamente dita  se radica no organismo;independe do moral.O mesmo,porém,não se dá com o seu uso  que pode ser bom,ou mau,conforme as qualidades do médium."

"Os médiuns,que fazem mau uso das suas faculdades,que não se servem delas para o bem,ou que não as aproveitam para se instruírem sofrerão as consequências dessa falta?[. . . ] serão punidos duplamente,porque têm um meio a mais de se esclarecerem e o não aproveitam.Aquele que vê claro e tropeça é mais censurável do que o cego que cai no fosso".

"Os Espíritos que considerais como personificações do bem não atendem de boa vontade ao apelo dos que trazem o coração manchado pelo orgulho,pela cupidez e pela falta de caridade.

"Falsíssima ideia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua força lhe vem da prática das manifestações materiais e que ,portanto,obstando-se a tais manifestações,se lhe terá minado a base.Sua força está na sua filosofia,no apelo que dirige à razão,ao bom senso."

É sempre oportuno lembrar que não existe meio confiável de saber,previamente,que tipo de mediunidade a pessoa possui.Kardec esclarece:

Infelizmente,até hoje,por nenhum diagnóstico se pode inferir,ainda que aproximadamente,que alguém possua essa faculdade.Os sinais físicos,em os quais algumas pessoas julgam ver indícios,nada têm de infalíveis.Ela se manifesta nas crianças e nos velhos ,em homens e mulheres,quaisquer que sejam o temperamento,o estado de saúde,o grau de desenvolvimento intelectual e moral.Só existe um meio de se lhe comprovar a existência.
É experimentar.
Também não existe regra ou "receita" que especifique como desenvolver a mediunidade.Afirma,o codificador,a respeito:
Têm-se procurado processos para a formação dos médiuns,como se têm procurado diagnóstico,mas até hoje nenhum conhecemos mais eficaz do que os que indicamos. Na persuasão de ser uma resistência de ordem toda material o obstáculo que encontra o desenvolvimento da faculdade,algumas pretendem vencê-las por meio de uma espécie de ginástica quase deslocadora do braço e da cabeça.[...] Se não existirem rudimentos da faculdade,nada poderá produzi-loa,nem mesmo a eletrização,que já foi empregada,sem êxito,com o mesmo objetivo.
O dirigente da reunião deve ficar atento aos possíveis sinais físicos de manifestação mediúnica,comuns aos médiuns principiantes.Nos psicofônicos,observa-se respiração ofegante,movimentação ou torção das mãos e/ou do corpo,bocejos,gemidos etc. Estes sinais desaparecem no médium educado.
Para os psicógrafos ,Kardec sugere:
O primeiro indício de disposição para escrever é uma espécie de frêmito no braço e na mão.Pouco a pouco a mão é arrastada por uma impulsão que ela não logra dominar.[...] Alguns médiuns escrevem desde o princípio corretamente com facilidade,às vezes mesmo desde a primeira sessão,o que é muito raro.Outros,durante muito tempo,traçam riscos e fazem verdadeiros exercícios caligráficos.Dizem os Espíritos que é para lhes soltar a mão.[...].
Se ,apesar de tudo,nenhuma alteração houver,deve o médium parar,uma vez  reconheça que nada de sério obtém.[...] A estas observações,acrescenta um Espírito:" Há médium cuja faculdade não pode produzir senão esses sinais.
Quando,ao cabo de alguns meses,nada mais obtém do que coisas insignificantes,ora um sim,ora um não,ou letras sem conexão,é inútil continuarem,será gastar papel em pura perda.São médiuns,mas médiuns improdutivos"[...].
Kardec destaca a grande dificuldade que os médiuns principiantes enfrentam[...]é o terem de haver-se com Espíritos inferiores e devem dar-se por felizes quando são apenas Espíritos levianos.Toda atenção precisam pôr em que tais Espíritos não assumam predomínio,porquanto,acontecendo isso,nem sempre lhes será fácil desembaraçar-se deles.É ponto este de tal modo capital,sobretudo em começo,que,não sendo tomadas as precauções necessárias,podem perder-se os frutos das mais belas faculdades."

A ação desses Espíritos pode ser neutralizada se o participante se cercar dos cuidados básicos,relacionados no penúltimo parágrafo do item 2 deste Roteiro(Orientações para prática mediúnica).
O dialogador principalmente deve ter consciência de que a intuição é o tipo de mediunidade utilizada pelos benfeitores espirituais no aprimoramento da capacidade de esclarecer os Espíritos que sofrem,frequentadores comuns das reuniões mediúnicas."Falar aos comunicantes perturbados e infelizes,com dignidade e carinho,entre a energia e a doçura,detendo-se exclusivamente no caso em pauta.Sabedoria no falar,ciência de ensinar."

Os doadores de energias magnéticas,pelo passe,e irradiantes(irradiação mental e prece)desenvolverão,com apoio seguro e inestimável dos orientadores da Vida Maior,a capacidade de expandir o seu fluido vital em benefício dos necessitados,encarnados e desencarnados,ao longo do tempo.Reconhecer que os "[...] resultados da oração,quanto os resultados do amor,são ilimitados."
Por outro lado,o principiante da prática mediúnica deve saber que quando"[...]aplicar passes e demais métodos da terapêutica espiritual,fugir à indagação sobre resultados e jamais temer a exaustão das forças magnéticas.O bem ajuda sem perguntar.Por outro lado,esses benfeitores atuarão,também,nos canais da intuição desses médiuns,permitindo que percepções lhes atinjam o mundo íntimo,as quais serão utilizadas em beneficio dos Espíritos que sofrem e na manutenção vibratória da reunião.

( Texto retirado do Livro de Estudo e Prática da Mediunidade / Programa II)

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Elucidações sobre a Mediunidade:

O Espiritismo,codificado por Kardec,veio à lume para nos dar uma explicação plena sobre esse processo de intercâmbio:

A mediunidade é o mecanismo de intercâmbio com os espíritos.A sensibilidade em relação a influência dos espíritos não é privilégio,fazendo-nos afirmar que todos nós somos portadores desta sensibilidade.
Já a mediunidade ostensiva,aquela em que ocorre a comunicação espiritual em toda sua plenitude,é direcionada a individuos com predisposição orgânica e espiritual a esse propósito.
Os relatos de ocor`rências de comunicações sob processo mediúnico são das mais remotas eras. O nosso conhecimento ocidental nos remete de imediato à nossa conhecida Bíblia.Mesmo com todas as adulterarações e interpolações,a Biblia ainda é um dos maiores repositórios de relatos de natureza moral,bem como de instruções para um despertar espiritual da humanidade.
No trabalho edificante de seus personagens,algumas passagens bíblicas nos deixam bem claro que,em alguns momentos,a relação entre os dois mundos se faz presente. Só que a denominação "mediunidade"não existia e nem existe na Bíblia.Até porque a palavra médium e mediunidade são palavras novas,usadas por Kardec para designar o fenômeno.Mas a fenomenologia,sim,é antiga,porém,sob outras denominações,como:profecia,feitiçaria,adivinhação,sortilégio,visões,carismas eutras tantas denominações.
A mediunidade foi proibida por Moisés em Deuteronômio(18:9-11)e Levítico (20:6)e consentida em Números (11:26-29)onde Eldade e Medade estavam profetizando no Arraial.Esta passagem nos faz crer que não era comunicação em si que Móises proibia,mas simos mecanismos ou talvez a seriedade com que se faziam as comunicações.Mais adiante,no Evangelho Segundo Mateus(12:2),temos a bela passagem da transfiguração de Jesus,que na presença dos apóstolos Pedro,Tiago e João,fez ocorrer ali um fenômeno de materialização.
Apesar do fenômeno mediúnico ser de conhecimento dos grandes iniciados do Oriente,somente no século XIX é que esse mecanismo foi mais bem explicado e popularizado para os ocidentais,através da codificação da doutrina espírita.
O Espiritismo,codificado por Kardec,veio à lume para nos dar uma explicação plena sobre esse processo de intercâmbio.Não havia,até então,uma explicação,mais convincente de como e por que se processara esse fenômeno.
estas comunicações,através das faculdades psíquicas humanas,geralmente eram atribuídas a pessoas especiais,dotadas de poderes sobrenaturais,à fenômenos demoníacos ou até mesmo à loucura.
Na idade Média,muitas pessoas foram levadas à fogueira em decorrência da mediunidade ostensiva. A personagem mais conhecida foi Joana D'Arc,que por ouvir vozes de espíritos,foi condenada a fogueira.
Quando estudamos a Espiritismo fazemos,geralmente,um estudo do mecanismo das manifestações,que se fizeram presentes na casa da familia Fox,na pequena aldeia de Hy-desville,nos Estados Unidos da américa,marco inicial do espiritualismo moderno,depois passado pelas mesas girantes,indo até a codificação feita por Kardec.Inclusive,vale ressaltar a coragem da menina Katie Fox em responder aos raps realizados pelo espírito do mascate Charlie Rosna.

Classificação mediúnica:
A codificação,fruto da observação das comunicações mediúnicas,nos deu as cinco obras básicas:
O Livro dos Espíritos / O Livro do Médiuns/ O Evangelho Segundo o Espiritismo/ O Céu e o Inferno e A Gênese.
Dos livros da codificação, o que destaca o estudo da mediunidade em toda sua plenitude é o LIVRO DOS MÉDIUNS. Nele,Kardec explica:
"Podem se dividir os médiuns em duas grandes categorias:
MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS: os que têm o poder de provocar efeitos materiais,ou manifestações ostensivas (questão nº160)
MÉDIUNS DE EFEITOS INTELECTUAIS: os que são aptos a receber e transmitir comunicação inteligentes.(questão nº65 e seguintes.)"

O Capítulo XVI de o Livro dos Médiuns destaca um capítulo inteiro- Dos Médiuns Especiais-detalhando os principais gêneros de mediunidade.
Sempre passando pelo crivo da razão,o conhecimento do mecanismo mediúnico faz com que possamos distinguir a comunicação anímica e de livre pensamento do espírito comunicante.
As informações pelo intercâmbio mediúnico contidas na codificação espírita são um convite à modificação moral de quem as estuda. A educação doutrinária espírita aliada à educação mediúnica faz com que o médium possa conhecer o seu papel,bem como as adversidades que possam advir através do compromisso mediúnico.Lembremos da máxima do Cristo:
"Muito se pedirá de quem muito recebeu." Mesmo assim,notamos também que entre os médiuns ostensivos existe ainda uma diferença no desenvolvimento dessa faculdade.
Encontramos médiuns como se fossem missionários,e vale ressaltar que estes são poucos. A maioria possui a mediunidade com uma característica provacional,que na sua luta diária,à serviço do bem,através da prática da caridade gratuita,tenta se refazer do seu passado,onde em algum momento de sua existência o livre-arbítrio lhe fez algoz. Há outros,ainda,em que a mediunidade se apresenta de forma expiatória,que,na dificuldade de assimilar o compromisso adrede assumido,sofrem com os distúrbios sensitivos,fazendo com que a mediunidade desresgrada os levem a sofrimentos atrozes,chegando ,alguns,até mesmo a serem internados em manicômios.
Deveriamos considerar a mediunidade além do compromisso cármico:também é um compromisso social,onde o trabalho à serviço do Bem pode minimizar a dor de quem busca socorro nas casas espíritas.


(Texto extraido da Revista Cristã de Espiritismo / Codificação,por Francisco De Assis Sousa- Ano 12 /Nº101).

Médiuns sensitivos,ou impressionáveis:

Chamam-se assim às pessoas suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga,por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros,sensação que elas não podem explicar. Esta variedade não apresenta caráter bem definido.Todos os médiuns são necessariamente impressionáveis,sendo assim a impressionalidade mais uma qualidade geral do que especial.é a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras.Difere da impressionabilidade puramente física e nervosa,com a qual preciso é não seja confundida,porquanto,pessoas há que não têm nervos delicados e que sentem mais ou menos o efeito da presença dos Espíritos,do mesmo modo que outras,muito irritáveis,absolutamente não os pressentem.
Essa faculdade se desenvolve pelo hábito e pode adquirir tal sutileza,que aquele que possui reconhece,pela impressão que experimenta,não só a natureza,boa ou má,do Espírito que lhe está ao lado,mas até a sua individualidade,como o cego reconhece,por um certo não sei quê,a aproximação de tal ou tal pessoa.Torna-se,com relação aos Espíritos,verdadeiro sensitivo.Um bom Espírito produz sempre a impressão suave e agradável: a de um mau Espirito,ao contrário,é penosa,angustiosa,desagradável.Há como que um cheiro de impureza.

(Texto extraido do Livro dos Médiuns/ Allan Kardec- Capitulo XIV-item 164)

Médiuns Falantes- Psicofonia:

"Os médiuns audientes,que apenas transmitem o que ouvem,não são,a bem dizer,médiuns falantes.Estes últimos,as mais das vezes,nada ouvem.Neles,o Espírito atua sobre os orgãos da palavra,como atua sobre a mão dos médiuns escreventes. Querendo comunicar-se,o Espírito se serve do órgão que lhe depara mais flexível no médium.
A um,toma da mão:a outro,da palavra;a um terceiro do ouvido.O médium falante geralmente se exprime sem ter consciência do que diz e muitas vezes diz coisas completamente estranhas às suas ideias habituais,aos seus conhecimentos e ,até,fora do alcance de sua inteligência.
Embora se ache perfeitamente acordado e em estado normal,raramente guarda lembrança do que diz.(...)"
O Livro dos Médiuns,questão nº166.

Dica para Leitura:

Campanha Do Evangelho No Lar:

Campanha Do Evangelho No Lar:
A Pratica do Evangelho no Lar,pode ser comparada a higiêne do ambiente-fisico,assim todo aquele que deseja um Lar equilibrado,com boas vibrações,deve fazer a higiêne espiritual.O Evangelho no Lar não tem contra indicação,devemos reunir a familia,amigos,vizinhos ou faze-lo sozinhos.Tendo em mãos o Evangelho,abrindo-o ao acaso,e lendo o texto,uma vez por semana,em um horario combinado,naquele dia da semana. Exemplo: Todas as quartas-feiras as 21:00hs,naquele horario e dia da semana,os amigos da espiritualidade maior,são encarregados de se fazerem presentes em seu Lar,momento em que recebemos os fluidos beneficos da espiritualidade e a visita de nosso Amado Jesus,nosso convidado principal. Não precisa rituais,apenas uma prece de abertura,uma simples prece,logo depois a leitura e a reflexão sobre o que se leu,em conjunto ou pessoalmente. O Evangelho é o momento de amor,de respeito,um momento fraterno.No entanto,não é o momento para avaliar a vida pessoal de ninguém,de magoar ou julgar quem quer que seja. Nem Jesus Cristo em sua passagem pela Terra julgou moralmente quem quer que seja,por tanto a prece deve ser sempre lembrada,se o sentimento for tomado pelo impulso de julgar e humilhar alguém. Evangelho no Lar é a fonte de Luz,de Paz e de Amor,para os dias menos felizes..