Médium Psicofônico Principiante:
Orientação Ao Médium Psicofônico Principiante:
Antes da manifestação mediúnica de Espíritos que sofrem,os benfeitores espirituais aproximam-se do médium e aplica-lhe forças magnéticas"[ . . . ]sobre o córtex cerebral,depois de arrojar vários feixes de raios luminosos sobre extensa região da glote." Esta providência é necessária a fim de que o medianeiro se afaste um pouco do corpo físico e ,sob amparo espiritual transmita as necessidades do Espírito comunicante.Este permanece sentado junto ao médium ,inclinando-se sobre o equipamento mediúnico ao qual se justapõe,"[...]à maneira de alguém a debruçar-se numa janela."
Em relação à manifestações de Espíritos orientadores,não há necessidade desta proximidade com o médium.A mensagem pode ser transmitida p´roxima ao médium ou a distância,estando o benfeitor ausente da reunião,`semelhança das transmissões que ocorrem nos sistemas de radiofonia e televisão.Neste telespectador e o emissor estejam em perfeita sintonia.Similarmente,o médium capta as elevadas vibrações do amigo espiritual reconhecendo a sublimidade das forças que o envolvem ,entrega-se ,confiante,assimilando a corrente mental que o solicita.Transmite,assim,o comunicado-lição ,automaticamente porque"[...]o amigo espiritual lhe encontra as células cerebrais e as energias nervosas quais teclas bem ajustadas de um piano harmonioso e dócil."
Buscando símbolo mais singelo,figuremos o médium como uma ponte a ligar duas esferas,entre as quais se estabeleceu aparente solução de continuidade,em virtude da diferenciação da matéria no campo vibratório.Para ser instrumento relativamente exato,é-lhe imprescindível haver aprendido a ceder,e nem todos os artífices da oficina mediúnica realizam,a breve trecho,tal aquisição,que reclama devoção à felicidade do próximo,elevada compreensão do bem coletivo,avançado espírito de concurso fraterno e de serena superioridade nos atritos com a opinião alheia.
(Do Livro de Estudo e Prática da Mediunidade / Programa II -Módulo III / Página 207-208.)
Elucidações sobre a Mediunidade:
O Espiritismo,codificado por Kardec,veio à lume para nos dar uma explicação plena sobre esse processo de intercâmbio:
A mediunidade é o mecanismo de intercâmbio com os espíritos.A sensibilidade em relação a influência dos espíritos não é privilégio,fazendo-nos afirmar que todos nós somos portadores desta sensibilidade.
Já a mediunidade ostensiva,aquela em que ocorre a comunicação espiritual em toda sua plenitude,é direcionada a individuos com predisposição orgânica e espiritual a esse propósito.
Os relatos de ocor`rências de comunicações sob processo mediúnico são das mais remotas eras. O nosso conhecimento ocidental nos remete de imediato à nossa conhecida Bíblia.Mesmo com todas as adulterarações e interpolações,a Biblia ainda é um dos maiores repositórios de relatos de natureza moral,bem como de instruções para um despertar espiritual da humanidade.
No trabalho edificante de seus personagens,algumas passagens bíblicas nos deixam bem claro que,em alguns momentos,a relação entre os dois mundos se faz presente. Só que a denominação "mediunidade"não existia e nem existe na Bíblia.Até porque a palavra médium e mediunidade são palavras novas,usadas por Kardec para designar o fenômeno.Mas a fenomenologia,sim,é antiga,porém,sob outras denominações,como:profecia,feitiçaria,adivinhação,sortilégio,visões,carismas eutras tantas denominações.
A mediunidade foi proibida por Moisés em Deuteronômio(18:9-11)e Levítico (20:6)e consentida em Números (11:26-29)onde Eldade e Medade estavam profetizando no Arraial.Esta passagem nos faz crer que não era comunicação em si que Móises proibia,mas simos mecanismos ou talvez a seriedade com que se faziam as comunicações.Mais adiante,no Evangelho Segundo Mateus(12:2),temos a bela passagem da transfiguração de Jesus,que na presença dos apóstolos Pedro,Tiago e João,fez ocorrer ali um fenômeno de materialização.
Apesar do fenômeno mediúnico ser de conhecimento dos grandes iniciados do Oriente,somente no século XIX é que esse mecanismo foi mais bem explicado e popularizado para os ocidentais,através da codificação da doutrina espírita.
O Espiritismo,codificado por Kardec,veio à lume para nos dar uma explicação plena sobre esse processo de intercâmbio.Não havia,até então,uma explicação,mais convincente de como e por que se processara esse fenômeno.
estas comunicações,através das faculdades psíquicas humanas,geralmente eram atribuídas a pessoas especiais,dotadas de poderes sobrenaturais,à fenômenos demoníacos ou até mesmo à loucura.
Na idade Média,muitas pessoas foram levadas à fogueira em decorrência da mediunidade ostensiva. A personagem mais conhecida foi Joana D'Arc,que por ouvir vozes de espíritos,foi condenada a fogueira.
Quando estudamos a Espiritismo fazemos,geralmente,um estudo do mecanismo das manifestações,que se fizeram presentes na casa da familia Fox,na pequena aldeia de Hy-desville,nos Estados Unidos da américa,marco inicial do espiritualismo moderno,depois passado pelas mesas girantes,indo até a codificação feita por Kardec.Inclusive,vale ressaltar a coragem da menina Katie Fox em responder aos raps realizados pelo espírito do mascate Charlie Rosna.
Classificação mediúnica:
A codificação,fruto da observação das comunicações mediúnicas,nos deu as cinco obras básicas:
O Livro dos Espíritos / O Livro do Médiuns/ O Evangelho Segundo o Espiritismo/ O Céu e o Inferno e A Gênese.
Dos livros da codificação, o que destaca o estudo da mediunidade em toda sua plenitude é o LIVRO DOS MÉDIUNS. Nele,Kardec explica:
"Podem se dividir os médiuns em duas grandes categorias:
MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS: os que têm o poder de provocar efeitos materiais,ou manifestações ostensivas (questão nº160)
MÉDIUNS DE EFEITOS INTELECTUAIS: os que são aptos a receber e transmitir comunicação inteligentes.(questão nº65 e seguintes.)"
O Capítulo XVI de o Livro dos Médiuns destaca um capítulo inteiro- Dos Médiuns Especiais-detalhando os principais gêneros de mediunidade.
Sempre passando pelo crivo da razão,o conhecimento do mecanismo mediúnico faz com que possamos distinguir a comunicação anímica e de livre pensamento do espírito comunicante.
As informações pelo intercâmbio mediúnico contidas na codificação espírita são um convite à modificação moral de quem as estuda. A educação doutrinária espírita aliada à educação mediúnica faz com que o médium possa conhecer o seu papel,bem como as adversidades que possam advir através do compromisso mediúnico.Lembremos da máxima do Cristo:
"Muito se pedirá de quem muito recebeu." Mesmo assim,notamos também que entre os médiuns ostensivos existe ainda uma diferença no desenvolvimento dessa faculdade.
Encontramos médiuns como se fossem missionários,e vale ressaltar que estes são poucos. A maioria possui a mediunidade com uma característica provacional,que na sua luta diária,à serviço do bem,através da prática da caridade gratuita,tenta se refazer do seu passado,onde em algum momento de sua existência o livre-arbítrio lhe fez algoz. Há outros,ainda,em que a mediunidade se apresenta de forma expiatória,que,na dificuldade de assimilar o compromisso adrede assumido,sofrem com os distúrbios sensitivos,fazendo com que a mediunidade desresgrada os levem a sofrimentos atrozes,chegando ,alguns,até mesmo a serem internados em manicômios.
Deveriamos considerar a mediunidade além do compromisso cármico:também é um compromisso social,onde o trabalho à serviço do Bem pode minimizar a dor de quem busca socorro nas casas espíritas.
(Texto extraido da Revista Cristã de Espiritismo / Codificação,por Francisco De Assis Sousa- Ano 12 /Nº101).
Médiuns sensitivos,ou impressionáveis:
Chamam-se assim às pessoas suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga,por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros,sensação que elas não podem explicar. Esta variedade não apresenta caráter bem definido.Todos os médiuns são necessariamente impressionáveis,sendo assim a impressionalidade mais uma qualidade geral do que especial.é a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras.Difere da impressionabilidade puramente física e nervosa,com a qual preciso é não seja confundida,porquanto,pessoas há que não têm nervos delicados e que sentem mais ou menos o efeito da presença dos Espíritos,do mesmo modo que outras,muito irritáveis,absolutamente não os pressentem.
Essa faculdade se desenvolve pelo hábito e pode adquirir tal sutileza,que aquele que possui reconhece,pela impressão que experimenta,não só a natureza,boa ou má,do Espírito que lhe está ao lado,mas até a sua individualidade,como o cego reconhece,por um certo não sei quê,a aproximação de tal ou tal pessoa.Torna-se,com relação aos Espíritos,verdadeiro sensitivo.Um bom Espírito produz sempre a impressão suave e agradável: a de um mau Espirito,ao contrário,é penosa,angustiosa,desagradável.Há como que um cheiro de impureza.
(Texto extraido do Livro dos Médiuns/ Allan Kardec- Capitulo XIV-item 164)
Médiuns Falantes- Psicofonia:
"Os médiuns audientes,que apenas transmitem o que ouvem,não são,a bem dizer,médiuns falantes.Estes últimos,as mais das vezes,nada ouvem.Neles,o Espírito atua sobre os orgãos da palavra,como atua sobre a mão dos médiuns escreventes. Querendo comunicar-se,o Espírito se serve do órgão que lhe depara mais flexível no médium.
A um,toma da mão:a outro,da palavra;a um terceiro do ouvido.O médium falante geralmente se exprime sem ter consciência do que diz e muitas vezes diz coisas completamente estranhas às suas ideias habituais,aos seus conhecimentos e ,até,fora do alcance de sua inteligência.
Embora se ache perfeitamente acordado e em estado normal,raramente guarda lembrança do que diz.(...)"
O Livro dos Médiuns,questão nº166.
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